Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

Isabelle Alberini Pereira

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 8 nº 192 – LTT
Colaboradores
Colaboradores

 

             A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, que tem por objeto a ação, o fazer humano e o cotidiano.

            A intervenção é destinada a pessoas, que por razões ligadas a problemas específicos ou não, físicos, sensoriais, mentais, psicológicos e ou sociais, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e participação na vida social.

            O instrumento de trabalho do terapeuta ocupacional é o uso das atividades, que são devidamente analisadas e orientadas pelo profissional para determinada situação ou paciente, dentro do processo terapêutico, ou seja, a atividade por si só não é instrumento e nem terapêutica. Ela só tem valor e função no tratamento, quando orientada por um profissional qualificado.

            Os serviços da Terapia Ocupacional são necessários para as pessoas que têm dificuldades em realizar as atividades da vida diária, necessárias para o auto cuidado (tais como se vestir, escovar os dentes), produtividade (atividades escolares, trabalho, atividades domésticas), ou atividades de lazer (como brincar). Esses serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional das pessoas, prevenir incapacidades e atrasos no desenvolvimento, promover e restabelecer as funções biopsicossociais, prevenir lesões ou deficiências, manter ao máximo o bem-estar e autonomia do ser humano.

            O terapeuta ocupacional pode atuar nas áreas de geriatria (auxilia a reabilitação física e a reintegração social de idosos); psiquiatria (auxilia a reintegração social de portadores de distúrbios mentais); reabilitação profissional (reintegra trabalhadores vítimas de acidentes ou doenças do trabalho); recuperação física (auxilia na adaptação de deficientes físicos à vida diária e ao mercado de trabalho), reintegração social (auxilia dependentes químicos, menores carentes, aidéticos), neurologia (adulto e infantil), neonatologia, equoterapia, oncologia. Pode atuar também, na área da educação, auxiliando crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem, ou ainda, fazendo a inclusão escolar de pessoas com deficiência.

Contato:

Isabelle Alberini Pereira

Tel.: (41) 8407-2899

E- mail: isa_alberini@yahoo.com.br

Artigos Relacionados