Será Que Devo Perdoar?

Será Que Devo Perdoar?
Psicóloga Odegine Graça - Especialista em Autoestima, Relacionamentos e Relacionamentos Amorosos
Psicóloga Odegine Graça

“O perdão não desfaz nossas lembranças.“

Gary Chapman

 

Gostaria de propor que continuemos ainda na companhia desse autor simples, prático e maravilhoso. Entender certos comportamentos e ultrapassar certos limites após o aprendizado é muito importante para a vida a dois. E essas verdades são normalmente coisas muito simples, porém são essas coisas simples que fazem um relacionamento florescer ou morrer. Lembre-se, a verdade se encontra na simplicidade.

Vamos então olhar com sinceridade e com o coração aberto o que é e o que não é perdão. Normalmente caímos no erro de pensar que perdão significa esquecer tudo que o outro me fez, ficar de coração limpo e voltar a relação de amor que tínhamos antes do outro ter nos ofendido. Pensar assim é admitir que o perdão seja um sentimento, é isso não é verdadeiro.

”O perdão não é um sentimento, mas uma decisão. É a decisão de oferecer graça em vez de justiça. O perdão remove a barreira e abre a possibilidade para um relacionamento crescer.“

Porem, ele não é uma esponja mágica e automática que faz tudo o que foi feito desaparecer simplesmente ao som da palavra. Vamos ver as coisas que o perdão não faz:

“O perdão não desfaz nossas lembranças. Ele permite que você lide com a emoção despertada pela lembrança do ocorrido com a intenção de não focar a mágoa, mas sim o futuro juntos. E isso é essencial na continuidade de uma relação saudável.”

Ainda segundo Gary, o perdão não remove todas as conseqüências dos erros cometidos:

“Todo comportamento têm conseqüências. Comportamento positivo tem conseqüências positivas. Comportamento negativo tem conseqüências negativas. O perdão não remove as conseqüências do comportamento errado.“

É necessário limpar a casa por vontade própria, perdoar significa “eu estou disposto a encarar o prejuízo e te ajudar a limpar a bagunça que ficou.”

Terceiro momento:

“O perdão não reconstrói a confiança. Confiança é a certeza visceral de que alguém é uma pessoa integra. Em um relacionamento ela é destruída quando um dos parceiros é infiel. “porém ela pode ser recuperada. Se (…)”. Ao longo de um período de tempo, se eu vejo você fazer o que disse que faria e ser aberto e transparente em tudo o que faz, volto a confiar em você.“

É muito importante ter isso bem claro em sua mente, pois é somente quando encaramos a realidade e trilhamos caminhos claros e seguros em uma relação é que podemos fazer dela mágica.

O quarto item dessa lista é:

“O perdão nem sempre resulta em reconciliação. A palavra reconciliação significa trazer de volta a harmonia. A reconciliação demanda trabalhar as diferenças. Descobrir novas maneiras de fazer as coisas, resolver os conflitos do passado e aprender como trabalhar em parceira. Quanto tempo leva para um casal se reconciliar? Isso depende muito de quanto tempo os dois ficaram desarmônicos. Para alguns, pode levar apenas algumas horas; para outros, pode levar meses. Para alguns, vai exigir a ajuda de um terapeuta profissional, porque os dois não tem as habilidades necessárias para reconstruir seu relacionamento. O que estou dizendo é que o perdão não traz harmonia para o relacionamento de forma automática, porém, abre de fato a possibilidade de reconciliação. É muito importante salientar aqui que vocês levaram muito tempo se magoando e destruindo a relação, que agora é importante respeitar o tempo de cada um para reconstruir essa mesma relação. É necessário também haver comprometimento dos dois para construir uma relação positiva, é preciso dois para se ter uma relação. Abrir as possibilidades de cura de uma relação é abrir-se para o perdão no sentido real da palavra. É mostrar que você quer se envolver e reconstruir a relação verdadeiramente. Quando você pede desculpas comunica: Valorizo esse relacionamento e quero lidar com esse problema. A recusa em pedir desculpas comunica: Eu não valorizo este relacionamento e, por mim, tudo bem continuarmos afastados.“

Em um relacionamento por vezes as coisas parecem difíceis, mas vale a pena investir em direção a cura do seu coração e da sua relação, e o primeiro passo para isso é o perdão.

 

Artigos Relacionados