Sentir-se Sozinho

Sentir-se Sozinho
Terapeuta e Consteladora Odegine Graça

A solidão é fera

A solidão devora.

É amiga das horas

Prima irmã do tempo.

E faz nossos relógios caminharem lentos.

Causando um descompasso no meu coração.

Solidão…

 

Alceu Valença

 

Essa musica diz tanto a tantas pessoas que são ainda tão jovens.

Escutei nessa semana muito choro de pessoas lindas e muito jovens que se sentem muito sozinhas. Algumas muito tímidas não saem de casa. Outras trabalham demais e não sentem necessidade de ir para a noite e se frustrar ainda mais. Outras, vão para a noite e voltam para casa se sentindo arrasados. Tudo é muito superficial dizem.

Ninguém mais quer realmente se envolver ou conhecer alguém de verdade. Tudo aquilo que vale é a aparência, é ser bombadão ou bombadona. Eu como sou, não sou interessante. Sou muito feia(o).

Prestem atenção: escuto isso de meninas e meninos muito lindos, que não tem nem sequer noção de como são bonitos. A beleza não é uma questão de aparência somente. Tem muita CABEÇA no meio. Vocês já repararam que muitas mulheres, por vezes nada bonitas segundo os padrões estéticos propostos pela sociedade, são muito cobiçadas e namoram quem elas querem. E isto vale também e principalmente para homens. Porque será? A resposta é simples: amor próprio.

Essas pessoas se acham realmente bonitas, interessantes, elas sabem que vale a pena estar em sua companhia. Se alguém tenta diminuir essas pessoas a respostas é um sonoro até nunca mais! Elas não toleram abusos, seja de que tipo for. Pessoas que se amam exigem ser bem tratadas, não aceitam imposições externas de como devem se parecer e que sua aparência está fora da moda. Elas são muito seguras quanto ao que vestem, e normalmente muito originais, em como conversam e sobre o que gostam.

Essas mulheres e homens quando saem com alguém pra jantar escolhem o que gostam realmente, não ficam uma hora esperando que o outro escolha para ir na onda, ou então ficam pensando no que seria mais chique ou adequado comer. Pessoas assim são elas mesmas e isso dá uma tranqüilidade para quem merece estar ao lado delas.

É claro que existem os tipos “preciso de um escravo” e “preciso de uma linda boneca(a”,) que não vão querer ficar perto dessas pessoas, mas… ainda bem para elas.

Estar perto de qualquer um não afasta a solidão, pelo contrário, faz com que ela aumente e ajuda muito a nos sentirmos pobres e pouco interessantes.

Você já deve ter escutado a expressão “sozinho entre a multidão”. Pois é, existem pessoas que estão sozinhas, por vezes, sem a companhia de outros, e se sentem muito bem. Isto também faz parte de amar a si mesmo. A solidão, pode ser por falta de companhia, mas também pode ser por não querer a própria companhia. Existem pessoas que tem muita dificuldade consigo mesmo. Estar junto de si é um verdadeiro desafio, muitas vezes um suplicio. Então elas fogem para o meio do povo. Para o barulho da vida super agitada e assim não são obrigadas a própria companhia. Não precisam ouvir seu próprio intimo dizendo o que esta acontecendo de fato.

Agora me respondam, uma pessoa que não suporta a própria companhia pode exigir que um outro o faça?

Pense nisso…

Artigos Relacionados