Saúde Integral

Saúde Integral

Dra. Fabíola Thaís de Andrade

Crefito 8 – 62067-F

Nos tempos de hoje a saúde parece ser um bem cada vez mais precioso, são tantas as doenças e tantas as pessoas que conhecemos adoecidas que logo passaremos a acreditar que não há corpo sadio. Acredito que o real equilíbrio do homem está entre corpo, mente e espírito, e é esse equilíbrio que pode dar outro sentido à vida de nossa sociedade.

Saúde é a ausência de doença de qualquer espécie. Nos tratamentos clínicos mais convencionais ofertados atualmente pela medicina e fisioterapia ocidental, as doenças na maioria das vezes não são tratadas em suas causas, mas sim seus sintomas, portanto a chance de recidiva destas é grande. Dentro da fisioterapia têm surgido novas técnicas que abordam o paciente como um todo, levando em consideração além do sintoma a causa do surgimento deste. Dentre elas destacam-se:

MICROFISIOTERAPIA

As causas das doenças podem ser as mais variadas possíveis, mas algumas delas estão relacionadas com o seu subconsciente. Nosso cérebro é responsável por gravar nossas memórias conscientes, porém os tecidos do nosso corpo guardam nossas memórias inconscientes. Através de estudos da embriologia e da filogenia, franceses na década de 80 conseguiram comprovar isso. Qualquer agressão sofrida por uma pessoa ao longo da vida, seja ela física ou emocional, fica registrada em algum tecido do corpo, e esse registro de memória, se não forem reajustados pelo próprio corpo deixam marcas, as chamadas cicatrizes patológicas. Esses registros, quando não corrigidos podem futuramente gerar condições patológicas físicas ou emocionais. O tratamento baseia-se em encontrar a primeira memória que gerou o sintoma apresentado e informar o corpo, através de toques sutis, para que este mesmo entre no processo de reparação desta ‘cicatriz patológica’.

TERAPIA CRÂNEO-SACRAL

Outra causa comum de alterações que levam a disfunções e a patologias, são as alterações no sistema crânio-sacral. Esse sistema é formado pelos ossos da cabeça, ossos da coluna vertebral, medula, meninges, e pelo líquido cérebro espinhal. Está ligado a todos os demais sistemas do corpo: nervoso, muscular, vascular, endócrino, respiratório, pele, visceral. Em conseqüência dessa interligação, qualquer alteração no sistema crânio-sacral interfere em alguma parte do corpo e qualquer distúrbio no corpo altera o sistema crânio-sacral. O tratamento é feito através de toques muito sutis em vários pontos do sistema em questão, o qual entra num processo de regulação automático, gerando alívio dos sintomas e correção das restrições encontradas.

TERAPIA MANUAL

Além do que foi citado acima, existem as disfunções do Sistema Nervoso, que podem gerar um desequilíbrio na homeostasia do corpo, e também as do Sistema Músculo-Esquelético, que podem gerar desde desvios de eixos até desgastes e inflamações pelo corpo. Dentro da Terapia Manual existem várias técnicas, nas quais através de manipulações e mobilização, são restaurados os movimentos e as funções dos sistemas que estão sendo trabalhados.

Auto-cura é a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, é como se houvesse uma “inteligência inata” do corpo e que soubesse o que precisa fazer para ser normal, isto é, para ter saúde. Todas as técnicas acima citadas trabalham com este princípio, portanto, são técnicas facilitadoras que auxiliam o organismo a encontrar a causa do sofrimento pelo qual está passando e regular o que for necessário para o bom funcionamento dessa maravilhosa máquina que é o corpo humano.

Artigos Relacionados