Os Teóricos da Vida

Os Teóricos da Vida
Psic. Odegine Graça

É melhor

Começar logo, com seriedade,

Alguma coisa mesmo simples,

A ficar de bracos cruzados

Sonhando com a perfeição.

 

Wilheim Reich.

 

Vivemos em uma sociedade de teóricos e teorias.

Viver é experimentar, não é  ficar pensando no sentido da vida, o que eu faria se… esse se atrapalha imensamente nosso desenvolvimento como seres humanos. Esse  se é nosso caráter desenvolvido antes de irmos para a escola, e aqui entendemos caráter conforme o citado no livro “Dinâmicas da Psicologia Corporal Aplicada a Grupos”, volume 1, de José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi: “Caráter é a primeira defesa que todos nós desenvolvemos como forma de proteger nosso ego daquilo que nos foi desagradável ou estressante, sofrido durante as etapas do nosso desenvolvimento psicoafetivo.”

Em nossa sociedade desenvolvemos um caráter teórico como forma de nos proteger contra a vida prática, contra a prática da vida. É muito mais simples estudar anos a fio, sem nuca praticar aquilo que se estudou do que descobrir na prática que muito daquilo que se estudou não funciona. É muito mais confortável fazer varias faculdades, tornar-se um estudante profissional, do que arriscar a errar, do que cair e levantar e levantar de novo.

Porém, existe algo muito lindo na vida. Na experiência de se viver aprende-se que a vida é magica, que ela tem seu próprio ritmo e que se pode mudar sempre. Que o universo é bem mais rico do que tudo aquilo que somente pensamos. Que basta uma primeira ação para que muitas outras se desencadeiem. Que muitas vezes encontramos nos vários caminhos de Roma não apenas romanos e que vale a pena o caminhar ate Roma e não exatamente chegar a Roma.

Se você é uma das muitas pessoas que tem problemas com viver na prática, lembre-se que você jamais vai chegar a algum lugar diferente se continuar andando sempre nos mesmos lugares e do mesmo jeito. Lembre-se que só erra quem faz e quanto mais erros tem uma pessoa mais prática ela tem de vida. Acima de tudo lembre-se que tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, como já dizia o nosso grande poeta Fernando Pessoa.

Viva a vida, e viva a vida.

 

 

Artigos Relacionados