O Que é Constelação Transpessoal?

O Que é Constelação Transpessoal?

A Constelação Transpessoal é um movimento inclusivo e amplo.

Psic. Odegine Graça
Psic. Odegine Graça

Reconhecemos e aplicamos algumas técnicas da Constelação Familiar e do Movimento do Espírito, reconhecemos e honramos Bert e Sophie Hellinger. Por Sophie tenho especial admiração devido ao seu movimento e olhar feminino e espiritual que renovou e ampliou o olhar das Constelações.

Reconhecemos e aplicamos também todos os grandes movimentos terapêuticos desta linha, afinal, as Constelações tocam no coração de cada um de maneira diferente e desperta a verdade e a maneira de cada um trabalhar segundo sua alma. Este movimento trouxe a luz a Constelação Organizacional, a Pedagogia Sistêmica, a Constelação Individual, Constelação no Imaginário, Constelação com Contos de Fadas, e recentemente vem se destacando no Brasil com o juiz Sami Storch o Direito Sistêmico. Muitas formas terapêuticas tem sido desenvolvidas a partir da Constelação Familiar, isso é rico e lindo.

O movimento Transpessoal na Constelação, tem por base a unidade fundamental do Ser, dentro de uma abordagem integrativa. Ou seja: além dos movimentos e da base da Constelação utilizamos também algumas técnicas, recursos, instrumentos projetivos e Transpessoal. Musica, dança, visualização criativa, grafismo, meditação, mandalas, cartas projetivas, etc. Acreditamos que o afinar nossos instrumentos é muito importante, ou seja, o principal instrumento da Constelação é a percepção. O como percebo, fenomenológico, é essencial. O olhar do constelador tem uma comunicação com o invisível. Vê além. Percebe outras dimensões. É um olhar transcendente.

A Constelação Transpessoal tem por base que todos somos seres cósmicos, portanto nossa família é universal. Nossa visão é da unidade, e unidade é uma multiplicidade que se complementa.
Portanto, o modelo Transpessoal dedica-se ao estudo e a aplicação dos diferentes estados de consciência em direção a unidade fundamental do Ser, reconhecendo o significado das dimensões espirituais da psique e apresentando uma cosmovisão da realidade.
A visão de mundo na Constelação Transpessoal é de um todo integrado e em harmonia, formando uma rede de inter-relação de todos os sistemas do universo. Portanto, todos os nossos destinos estão interligados e em constante mutação. Eis a beleza da vida. O bater das asas de uma borboleta na china influencia o clima na Europa. Mudar a inscrição de um único gen influenciará no universo como um todo. Isto é muito poderoso.

Quando faço um movimento de Constelação Transpessoal mergulho na minha história e experimento vários estados de consciência. Ao mesmo tempo mergulho no ser do mundo, e me modifico, me transformo e sou transformado por essa alma universal. Nesse estado de unidade não existe bom nem mal, acolho amorosamente todas as minhas experiências.
E então sinto deus crepitando em minha essência de ser humano-divino-único-todo.

Se você gostou, o que acha de fazer sua Constelação?

Gostaria de participar do Grupo de Constelação Transpessoal?

Ou então, o que acha de fazer uma Formação para Constelador?

Quem é Odegine Graça?

Artigos Relacionados