O Que Acontece Depois Que Se Fica Feliz?

O Que Acontece Depois Que Se Fica Feliz?
Psicóloga Odegine Graça - Especialista em Autoestima, Relacionamentos e Relacionamentos Amorosos
Psicóloga Odegine Graça

“O que acontece depois que a gente fica feliz?”, perguntou Joana, a personagem de Clarisse Lispector no romance “Perto do Coração Selvagem”. A professora do referido livro lia uma história a seus alunos onde todos viviam felizes para sempre.

A reação extraordinária de menina desconcertou a professora.

“- O que é que se consegue quando se fica feliz? – sua voz era uma seta clara e fina. A professora sorriu arrumado os livros.

– Pergunte de novo, Joana, eu é que não ouvi.

– Queria saber depois que se é feliz o que acontece?  O que vem depois? – repetiu a menina com obstinação.

A mulher encarava-a com surpresa.

–  Que ideia! Acho que não sei o que você quer dizer, que idéia! Faça a mesma pergunta com outras palavras…

– Ser feliz é para se conseguir o que?

A professora enrubesceu… “

O que é essa tal felicidade?  Tratamos a felicidade como um objeto acabado em si, como a finalidade última de tudo, como algo estático, como se quando “fossemos felizes” ficaríamos congelados na tal felicidade, que é um estado mesmo de si para si, é uma coisa…. ou sei lá o que… Pois é!

O que acontece depois que se fica feliz? A gente fica triste de novo. E depois fica feliz e depois em estado de tédio, e depois em estado de neutralidade e depois… de várias outras maneiras passageiras que a vida nos impõe quando vivemos procurando essa tal felicidade vinda do outro, vinda de fora, vinda do estado de conseguir algo e permanecer nesse objeto “felicidade”.

Talvez a felicidade verdadeira seja a capacidade de sentir dor e mesmo assim ir adiante. Talvez ser feliz seja algo não tão sorridente assim. Talvez felicidade seja algo que exige que se ultrapasse os sentimentos conhecidos e seja somente aquele gosto de estou viva, vivo, hoje, aqui, e agradeço por isso. Eu respiro, ando, sinto, e todas as coisas simples e rotineiras da vida diária e comum.

O que é ser feliz para você?

Artigos Relacionados