O Poder do Agora

O Poder do Agora
Psic. Odegine Graça

A verdade está La fora.

Era uma das frases “chavões” de um seriado que eu adorava assistir, Arquivo X.

Os mocinhos do filme, agente Scully e o agente Mulder estavam sempre enfrentando perigos e coisas estranhas vindas dos céus, de seres alienígenas, de conspirações e mistérios ocultos.

O seriado apesar de dizer que a verdade esta lá fora, apontava sempre para um dos grandes dramas internos do ser humano. A base de tudo se dava nas questões universais: De onde viemos? Para onde vamos? O que somos de verdade?

Essas perguntas são feitas pelos seres humanos a séculos, milênios a perder de vista, e o drama continua… estamos sempre procurando em outro lugar, fora de nós e fora do tempo em que estamos vivendo, ou seja, do presente, como resposta para a nossa vida.

Eckhart Tolle escreveu um fenômeno da literatura mundial intitulado “O Poder do Agora”, um livro baseado em sua experiência de iluminação. Ele conta que em um dos seus ataques de pânico certa vez pensou: “Não posso mais viver comigo“; em resposta a esse pensamento ele obteve uma outra resposta ainda mais maravilhosa:

“Eu sou um ou dois?  Se eu não consigo viver comigo, deve haver dois de mim:  o eu e o eu interior, com quem o eu já não consegue mais conviver. Talvez, pensei, só um dos dois seja real.“

Esse pensamento foi o gerador de uma experiência espiritual de iluminação vivida pelo autor. Ele conseguiu sentir profundamente que a VERDADE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ e que a maneira como você se identifica com a sua mente e os problemas criados por ela para iludi-lo é também a forma como você se sentirá prisioneiro de uma vida criada por você e sem significado real ou realidade presente.

A maioria de nós vive com a mente fixa no passado ou no futuro e esquecemos do “nós inteiros e verdadeiro”, aqui e agora. Não conseguimos saber nem entender o que somos verdadeiramente e vamos assim procurando a verdade lá fora, nos deixando cada vez mais para trás e vivenciando cada vez mais a ilusão de ser algo projetado por um cartaz ou um programa de televisão, alguma coisa do passado ou do futuro.

Nós passamos a maior parte de nossa vida pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos,finalmente, felizes.

O único problema de tudo isso é que esse tempo futuro não existe. Essa felicidade jamais pode ser alcançada a não ser no aqui e agora, nosso momento presente, nosso tesouro, nossa vida. E esse tesouro está bem dentro de cada um. Ninguém pode de maneira nenhuma fazer qualquer coisa por nós em termos de descobrir nossa verdade, somente cada um de nós pode individualmente fazer isso. Outra pessoa pode facilitar o processo mas, o descobridor, é somente EU.

Lembre-se de que o significado de sua vida, seu mapa, só você sabe ler. Olhe-se profundamente agora e descubra-se nesse exato momento presente.

Acorde!

Artigos Relacionados