O Natal Está Chegando

O Natal Está Chegando
Psicóloga Odegine Graça - Especialista em Autoestima, Relacionamentos e Relacionamentos Amorosos
Psicóloga Odegine Graça

Noite de luz.

Noite feliz.

Noite.

O natal está chegando e com ele um problema muito característico, observado e vivido por muitos e falado muito pouco. A depressão de natal.

Isto mesmo, o natal é uma época em que pessoas que tem uma tendência depressiva se entregam muitas vezes completamente a dor e ao desespero. Isto porque é uma época em que se chama o homem para dentro dele mesmo.

Embora em nossa sociedade exista um apelo comercial fortíssimo, ainda assim a proposta é: EU e minhas relações, EU no mundo. Isto mexe muito.

A primeira questão que surge fortemente são os pais. São muitas as pessoas que estão afastados de sua família de origem, sejam quais forem os motivos (brigas, morte, etc.). O fato é que os pais lembram dos filhos que não estão ali e os filhos lembram dos pais que também não estão presentes. É uma época de recordar tudo aquilo que se perdeu.

As pessoas lembram e repetem a si mesmas todos os erros que cometeram e todas as injustiças que foram cometidas contra elas. Pensam em todas as pessoas amadas que partiram e em como o natal passado foi mais significativo e mais esperançoso que este.

Porém, elas se esquecem que no ano passado, era esse o mesmo sentimento nutrido em relação ao natal anterior.

A mente do ser humano tem a capacidade de distorcer fatos e enfeitar, seja para mais triste ou mais alegre, tudo aquilo que já se foi. O caráter neurótico de quase todos nós faz com que essa época desperte em nossos corações os piores medos criados por nossa mente. Embora tenhamos a experiência concreta que aquilo que nos assusta nunca é tão grande assim, o caráter neurótico não permite que aprendamos com a experiência. E seguimos cegos surdos e loucos, repetindo comportamentos autodestrutivos, sem nos importarmos muito com as experiências positivas que a vida nos apresenta.

PARE.

Só um pouquinho e respire, escute, preste atenção.

Quase todas as nossas dores e angústias são frutos de nossas projeções, e com isso fazemos uma realidade escura.

Faça diferente.

Faça do natal uma noite realmente feliz.

Artigos Relacionados