O Medo te Assombra?

O Medo te Assombra?

Samara. H. Bomm

Psicóloga CRP 08/13916

Psicoterapeuta Sistêmica

Medo, tenho medo, muito medo
Quando vem a vida e obriga
A gente a se decidir.
Tenho medo, muito medo
De enfrentar a morte e a má sorte
E eu tenho medo de seguir.

“Canção do Medo” (Toquinho)

Uma respiração ofegante, o coração que dispara, o corpo parece tremer inteiro , a mão fica suada e  as vezes até parece que alguém já percebeu que você está inquieta. Que sentimento é esse que abala toda a minha estrutura física?

Muitas pessoas com certeza já passaram por situações de medo e esse sentimento tem intensidades  diferentes diante de um determinado momento. Você pode ter medo de um cão bravo , do primeiro dia de aula, da primeira vez que irá dirigir seu carro sozinha, de estar dentro de um avião ou quem sabe daquela oportunidade de trabalho …

Sentir medo, é natural e necessário. Esta reação protetora é fundamental para o homem pois, no momento em que ela acontece nos alerta de algum perigo , é como uma luz piscando sem parar ! Não há mal algum em sentir medo , o problema é quando este sentimento tão corriqueiro torna-se uma verdadeira assombração.

Você recebe uma proposta de trabalho e de repente,  veio o medo … Até aí tudo bem, a luz picou, piscou , deu até aquele friozinho na barriga mas em seguida, você desistiu da oportunidade por medo de tentar, de vencer o desafio!

Quando estamos diante de nossos pavores, o que nos sobra é lutar ou fugir. Fugir nem sempre é uma atitude negativa a uma determinada situação o problema é quando você foge sempre. Muitas vezes você foge por não acreditar que é capaz! Capaz de assumir riscos…

Cuidado! Se você não acredita em si mesma, na sua capacidade, no seu potencial isso pode ser um sinal de auto-estima baixa. Portanto, observe e analise com cuidado o que este medo simboliza pra você! Tente descobrir o que está por trás dele, não deixe que o medo atrapalhe nas suas tomadas de decisões.

A pessoa mais prejudicada neste processo é você! Se caso sentir dificuldades em identificar o que acontece dentro de você, busque a ajuda de um profissional, não deixe que o medo tome conta de você. Comece a vencer primeiro este desafio e fique você no controle desta situação!

Artigos Relacionados