O Intestino Como Segundo Cérebro

O Intestino Como Segundo Cérebro

Você sabia que seu intestino é o seu segundo cérebro ?

Sim, ele é. muitos casos de depressão severa advém de um intestino que funciona mal. A fala “enfesado” vem justamente daí, um intestino enfesado gera um humor ruim, mas porque isso? Quase todas as endorfinas e serotoninas que você precisa são fabricadas pelo seu intestino. Sabe-se hoje que corpo e mente não se separam, formam uma unidades inseparável.  Vamos saber um pouco mais sobre isso. Foi em 1970, que Candace Pert (1997), entre outros, falaram ao mundo sobre as moléculas da emoção produzidas pelo cérebro, ou seja, os neuropeptídeos. Entre esses os mais conhecidos são as endorfinas. Essas são como uma chave ou fechadura para a nossa experiência com a dor e com o prazer.

Quando comemos algo, como por exemplo pimenta, e sentimos prazer, estamos na verdade sofrendo a influencia das endorfinas. Ou seja, tem coisas que sentimos uma mistura de dor e prazer, quando na verdade era para sentirmos somente dor. Quem já não ouviu a expressão “dor de amor”? Pois é… em 1979, os pesquisadores descobriram que determinados componentes do sistema imunológico, os linfócitos células T, tem receptores para uma endorfina chamada metionina-encefalina. A descoberta confirmou conclusivamente que os neuropeptídeoss, como as endorfinas, são mediadores entre o cérebro e o sistema imunológico. Inversamente, os pesquisadores descobriram  também que a glândula Timo elabora uma substância chamada timosina fração 5 que estimula os hormônios supra renais, os quais tem efeito sobre o sistema nervoso central. As endorfinas cerebrais se conectam ao sistema imunológico e a moléculo timosina do sistema imunológico se conecta com o cérebro. Pois é, a novidade é que a maior parte disso tudo, de todas essa química, é produzida em nosso intestino, hoje chamado pelo cientistas como nosso segundo cérebro. Saibam que é da via de mão dupla da conexão psiconeuroimunológica entre o cérebro e o sistema imunológico está estabelecida com os nossos intestinos. Conexões de mão tripla digamos assim, ou talvez quádrupla pois isto também inclui o sistema endócrino.

Deixemos a ciência um pouco de lado e vamos falar de maneira simples: somos um sistema totalmente integrado, um exossistema corporal, tudo esta interligado e hoje sabemos que o nosso intestino é muito importante nessa integração. De brinde, o grande parte de toda a serotonina (molécula da alegria) produzida no organismo é produzida pelo intestino.

Então cuide bem dele e mantenha seu humor “desenfesado”.

Artigos Relacionados