Nossa Postura, Nossa Vida!

Nossa Postura, Nossa Vida!

Colaboradores

Gustavo Tiago Chichof
Fisioterapeuta
CREFITO-8 N 85135-F

Perder a percepção do nosso corpo está se tornando um hábito cada vez mais comum, pois cada vez mais nos atemos as nossas atividades laborais e menos ao nosso corpo.

Fora o material genético herdado dos nossos pais e antepassados têm muitos outros fatores que determinam a nossa postura.

A nossa postura corporal é determinada essencialmente pelo sistema nervoso autônomo, bem como a respiração que ocorre de forma automática e os músculos que definem a nossa postura mantém certo grau de contração muscular para realizar a manutenção da nossa postura.

O nosso corpo é altamente adaptável às dificuldades impostas e, a todo o momento, cria compensações em nossa postura para melhor adaptar-nos ao meio e as atividades realizadas, para assim sempre manter as nossas funções desde as mais essências até as funções laborais.

Fora estes elementos acima propostos têm um de grande conhecimento da área da psicologia comportamental que é a personalidade humana, que devido ao componente autônomo existente nos músculos que definem a nossa estrutura músculo esquelética, se faz visível na postura de cada individuo.

Para concluir, tratar de postura é muito mais do que tratar de Hipercifoses, Hiperlordoses, das famosas Escolises, etc. Mas essencialmente é tratar de comportamento seja este herdado geneticamente ou adquirido devido às interferências do meio.

Se você busca tratar disto, basta boa vontade para conhecer a si mesmo e junto de um profissional qualificado que te guie para a eterna busca pelo equilíbrio corporal.

“A Estrutura músculo esquelética é a carcaça de nosso corpo. Ela determina sua forma, influência as funções, condiciona os movimentos e pode alterar o psiquismo. Sua deformação é dispendiosa em energia e perturba obrigatoriamente a sensibilidade.” (Philippe Emmanuel Souchard).

Colaborador
Gustavo Tiago Chichof, Fisioterapeuta, Integrante da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global – SBRPG; Responsável técnico da FISIOLABORAL Prevenção e Saúde.

Telefone: (41)9142-5048 – e-mail: chichof@fisiolaboral.com.br

Artigos Relacionados