Nise da Silveira – Poeta das Estrelas

Nise da SilveiraA história de Nise da Silveira é um legado de luta, busca pelo conhecimento e prática diária de amor ao próximo.

Em plena década de 40, época em que o tratamento padrão nas clínicas psiquiátricas era eletrochoque, medicação maciça, insulinoterapia e lobotomia, por sua recusa em aplicar nos pacientes o eletrochoque e os outros métodos, que considerava desumanos, Nise foi transferida para o local mais menosprezado pelos médicos, a “Seção de Terapêutica Ocupacional”, e lá teve a oportunidade de iniciar sua revolução e brilhar na história.

Ao invés das tarefas normais de limpeza e manutenção da clínica, que era eram a praxe neste local, Nise introduziu ateliês de expressão artística e criativa, como modelagem e pintura, além de várias outras atividades. Com o trabalho dos frequentadores dos ateliês artísticos criou o Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952.

Este trabalho a colocou em contato com Carl Gustav Jung, de quem recebeu cartas e incentivos, inclusive apoio para a exposição das obras dos seus queridos artistas na mostra “A Arte e a Esquizofrenia” do “II Congresso Internacional de Psiquiatria”, realizado em 1957, em Zurique.

Neste mesmo ano, Nise teve a oportunidade de estudar no “Instituto Carl Gustav Jung” e de fazer análise com uma das mais importantes assistentes de Jung, Marie-Louise von Franz.
Nise e Fernando Diniz
Teresa Vignoli, psicóloga e poeta, desde o lançamento do filme “Nise – O Coração da Loucura” tem sido convidada a contar a história desta grande mulher em vários lugares. Desde então tem tido a alegria e a honra de contribuir para a divulgação do trabalho e da obra de sua mestra, Nise da Silveira, com quem tomou primeiro contato durante seu estágio de graduação, nos anos 70, no Museu de Imagens do Inconsciente.

Neste curso, além de uma conversa sobre a pessoa e o trabalho de Nise da Silveira, teremos uma vivência de “Oficina Poética”, um exercício de expressão criativa com desenho e escrita livre que terá como mote inspirador um belíssimo curta-metragem de Fernando Diniz, um dos clientes/artistas do ateliê representados no filme acima citado.

Condução: Teresa Vignoli

Maria Teresa VignoliGraduada em Psicologia pela UFRJ, especialista em Gestalt-Terapia e em Psicologia Analítica. Professora colaboradora do Centro de Estudos de Gestalt-Terapia SatoriGT, de Campinas e do Instituto de Gestalt-Terapia, de São Paulo. Psicoterapeuta e supervisora clínica. Fez estágio, durante a graduação, na década de 70, no Museu de Imagens do Inconsciente, sob a supervisão de Nise da Silveira. Foi consultora de texto do livro “Nise da Silveira – caminhos de uma psiquiatra rebelde”, de Luiz Carlos Mello, lançado em dezembro de 2014. Luiz Carlos, o autor, é pesquisador do Museu desde 1973.

 

 

 

 

 

Informações Sobre o Curso

  • Carga horária de 8 horas
  • Certificado assinado pela condutora e pelo espaço
  • Dia 26/11/2016, sábado, a partir das 9h
  • Alimentação opcional no local
  • Investimento de R$320,00
  • Desconto de 10% mediante inscrição com voucher-desconto
  • Desconto de 25% para estudantes (não cumulativo com outros desconto)

Inscrições

Preencha o formulário abaixo e receba as instruções para completar sua inscrição, ou entre em contato conosco para mais informações.

Interesses
Vivências LúdicasTerapiasCursos

Cursos
Formação Continuada em Constelações SistêmicasStory Self-TellingFazendo Histórias, Resgatando MemóriasO Poder de FazerFormação para Organizadores de Roda do Feminino SagradoCurso Teórico Vivencial de MandalasA+ Programa de Excelência Profissional