Momentos Difíceis

Momentos Difíceis
Psic. Odegine Graça

Existem momentos na vida em que tudo parece escuro, em que tudo desmorona. Não encontramos explicações, e nem conseguimos ver luz no fim do túnel. Tudo oque existe em nosso peito é angustia e desespero, um desespero mórbido, uma dor calada, um grito preso na garganta, e tudo escuro. São momentos em que nenhum tipo de explicação faz sentido, e por vezes, todas as nossas crenças se desmoronam, e de nossas certezas restam nada além de nada.

Esses são aqueles momentos em que chamamos de crise. Aquele momento em que não temos como evitar ou negar a impiedosa mudança. Ela vem em forma de furacão e acaba com tudo. Quando estamos envoltos por essa crise, somos obrigados a deixar todos os modelos de comportamento que conhecemos e procurar novos caminhos, pois tudo aquilo que sabíamos até então não faz mais o mínimo sentido. Só sabemos que precisamos mudar, mas nem sabemos o que ou ainda como. Enfrentamos então esses poderosos movimentos de mudança, em primeiro momento com tristeza e amargura, logo depois com resignação.

Todo o movimento de crise e mudança exige que em primeiro lugar  aceitemos nossa realidade, olhemos para aquilo que está nos acontecendo sem vendas nos olhos, sem explicações ou negação, que somente olhemos para o que está acontecendo de fato e aceitemos os fatos assim como eles são, exatamente como são. Se rejeitarmos a realidade estamos negando a nós mesmos a chance de mudar, e passamos a vítimas e carrascos de nós mesmos. Aceitar aquilo que nos acontece,  exige que não façamos nenhum juízo de valor sobre os fatos. Aquele momento com seu peso não é bom nem ruim. Simplesmente está ali acontecendo.

A medida que vamos aprendendo a aceitar o que nos acontece sem julgamentos de valor, enfeites positivos ou negativos, vamos nos tornando  amigos da realidade de nós mesmos. Quando ao contrário, vamos rejeitando a verdade, vamos nos destruindo e ficando cada vez mais enfraquecidos, até nos tornamos nosso maior inimigo.

Confúcio disse “quem pretender felicidade e sabedoria constantes, deverá se acostumar a frequentes mudanças, e mudança significa crise”.

O passado, o presente e o futuro se reúnem em um só momento, na crise, e essa é o movimento de mudança. Saber transitar nesse momento de crise é aquilo que fará com que você resgate seu ânimo, que tenha uma profunda convicção de que a vida é sábia, que o sol vai brilhar no seu caminho novamente, por mais escura que lhe pareça a noite nesse momento.

Ser protagonista de sua própria vida significa seguir seu caminho vivendo a vida como ela é. Sentir-se por inteiro e completo no momento da mudança é saber que a vida traz em si toda a propriedade de morrer e renascer, que a todo o momento de crise estamos nos parindo e que apesar da dor subjacente desse momento, uma linda vida, nova e saudável, resultará dai.

Acredite, a vida é bela.

 

Artigos Relacionados