Medo Da Dor

Medo Da Dor
Psicóloga Odegine Graça - Especialista em Autoestima, Relacionamentos e Relacionamentos Amorosos
Psicóloga Odegine Graça

“A cura da dor está na dor, bem e mal estão misturados. Se você não tem os dois, não esta entre nós”

Jalal Al-Din Rumi, místico Sufi.

Era uma vez uma menina que morria de medo de ser machucada. Ela tinha tanto pavor de sentir dor que começou a não sair de casa para evitar se machucar. Mesmo assim ela descobriu que as pessoas de sua família, que seus amigos mais próximos a machucavam muito. E então, para não sofrer decidiu não viver. E literalmente ela morreu de medo.

É interessante perceber que quando fugimos da dor, renegamos também a vida. A dor e o prazer são dois polos de energia que se complementam. Assim como claro e escuro, como o bem e o mal.

A vida é feita de opostos e isso é a vida. É somente quando nos escapamos muitas vezes a situações dolorosas é que surge dentro de nós aquela clara força indescritível que nos leva além do medo de sofrer e da aniquilação do ego provocada pelo sofrimento.

Nós crescemos com a dor. E ultrapassamos a um ego egoísta que está infantil e preso a um prazer imediato e a superficialidade da vida.

 

Quanto mais nos fortalecemos através da dor, do sofrimento, mais nos capacitamos a renunciar ao anseio infantil de eterno prazer sem sofrimento, ganhamos coragem e nos transformamos em pessoas fortes e aceitamos nossas angústias. Com isso damos bem vindo a nossos demônios inconscientes e nos aventuramos seguros em nosso escuro, confrontando o mundo que se revela nas profundezas do fundo do nosso ser. Milhares de janelas se abrem para uma nova vida cheias de possibilidade de vir a ser.

A dor começa a ser naturalmente parte da vida assim como o prazer. Ficamos fortes. E isso é maravilhoso.

Artigos Relacionados