Intenção e Atenção

Intenção e Atenção
Terapeuta e Consteladora Odegine Graça - Especialista em Autoestima, Relacionamentos e Relacionamentos Amorosos
Terapeuta e Consteladora Odegine Graça

“Minha INTENÇÃO hoje é prestar ATENÇÃO em todos com bondade.”

Deepak Chopra.


O mundo é um lugar bem mais estranho e maravilhoso do que ousamos acreditar. É um verdadeiro espetáculo quando decidimos acordar para o que realmente somos e para a nossa responsabilidade no mundo.

Um exemplo bem forte disso é quando aprendemos sobre intenção e atenção. Muitos sábios nos dizem que onde centramos nossa atenção a energia flui.

A atenção é objeto de estudo de muitos campos das ciências hoje. Na psicologia ela é considerada uma função psíquica, assim como a consciência. Dentro dessa perspectiva ela é um processo psicológico, onde concentramos nossa atividade psíquica segundo um estimulo determinante, seja interno ou externo. Então, quando presto atenção em alguma coisa percebo e também desenvolvo qualidades positivas e negativas, através da interação integrativa.

Quando presto atenção em mim ou em alguma coisa, torno consciente aquilo que ainda não fazia parte do meu campo de consciência.

Nesse aspecto lanço luz onde havia sombras, obtenho mais informações e assim ganho forca de ação e de mudança. A atenção é um filtro que usamos, é o motor movente de nossas realizações.

Por trás da atenção existe sempre uma intenção, seja ela oculta ou revelada. A intenção segundo as definições dos dicionários é o ato de escolher mentalmente um plano de ação a seguir. Porém, aqui ainda nos centramos no reino dos conceitos, e conceitos são apenas descrições da realidade, ou seja, daquilo que pode ser uma realidade, nunca da realidade em si.

Nos campos de pesquisa da física hoje, principalmente da quântica, fala-se de um campo de energia inteligente a partir da qual tudo é possível de ser criado. Muitos concordaram em chamar esse campo de campo do ponto zero (ZPF).

Quando focamos nossa atenção nesse campo com uma intenção especifica de criar algo, todas as infinitas possibilidades de criação ali contidas colapsam em uma única possibilidade, aquela da minha intenção. E assim colapso uma onda e crio uma realidade.

Percebam que todo o processo é guiado do começo ao fim por minha intenção e atenção focada no campo.

Resumindo: Vemos, sentimos, ouvimos e por fim vivemos as experiências criadas por nossa consciência, a qual focou a atenção no campo, com intenção de criar aquela realidade, seja ela consciente ou não consciente para mim. Nós somos o verdadeiro poder na equação de nossas vidas.

O poder da intenção nos traz à consciência a responsabilidade de nossas ações, sejam elas por fala, ação ou pensamento, pois isto surte uma realidade efetiva em minha vida.

Artigos Relacionados