Falando de Amor

Falando de Amor
Terapeuta e Consteladora Odegine Graça

Ainda que eu falasse a lingua dos homens e falasse a lingua dos anjos se eu não tivesse amor nada seria.

Este é um texto encontrado de maneira similar em quase todos os livros sagrados da humanidade. Amar é um mandamento universal para toda a humanidade.

Mas???

O que é o amor?

Para descobrir o que é o amor vamos começar dizendo o que não é o amor.

O amor não é paixão. Paixão é pathos, patologia. É um distúrbio que mexe e altera sua bioquímica como uma droga. Causa prazer intenso e momentâneo e logo depois vem a ressaca. A luz e o calor somem e tudo fica escuro e muitas vezes vira desespero. Isso não é amor.

O amor é um processo diário de troca e crescimento mútuo, e como tal, é contínuo, sem muitos picos ou alterações. O amor é calmo e traz a calma.

O amor não é dependência. “Eu te amo tanto que morreria por você.” “Eu te amo tanto que chega a doer”. “Eu te amo tanto que não sei viver sem você”.

Frases como essas não ilustram o amor mas sim dependência de um em relação ao outro. Amor é uma escolha, necessariamente uma escolha. Nada tem haver com imposição, seja ela de que forma for.

Eu posso viver sem você, porém escolho viver com você porque eu quero, você me faz bem. Eu cresço quando estou a seu lado e me torno uma pessoa melhor, mais inteira. Posso respirar por mim mesmo e me inspirar em você e re-inspirar com você. Eu escolho estar com você não porque é fácil mas sim porque juntos estamos enfrentando e vencendo as dificuldades. Eu gosto de estar com você porque não é preciso me esconder de maneira nenhuma. Não preciso estar 5 quilos mais magro(a) ou mais gordo(a), ser mais velho(a) ou mais novo(a), eu simplesmente sou Eu, sem precisar tanto nem nada.

Amar é estar à disposição por vontade e não por imposição, é estar livremente com o outro e poder olhar em seus olhos bem lá no fundo e dizer “Eu te aceito exatamente como você é” e assim trazer ao mundo de dentro de você todo dia toda hora todo minuto o que é o melhor de você.

Isto é amor.

Artigos Relacionados