Competências e Habilidades

Competências e Habilidades

Odegine Graça

Psicóloga CRP 08/07936

Hoje se fala muito sobre competências e habilidades, mas o que é isso?

Competência: é a capacidade de transformar conhecimentos, habilidades, e atitudes em resultados.

Habilidade: é um talento natural que se nasce com, e que pode ser aperfeiçoado.

Acho muito interessante a visão de competência como a capacidade de transformar conhecimentos em resultados. A Curva de Pareto nos mostra que 80% dos resultados são gerados por apenas 20% dos seus agentes. A relação de causa e efeito ou relação de 80 x 20 nos diz que: 20% dos vendedores de uma empresa geram 80% das vendas, que 20% dos revendedores de uma empresa obtêm 80% dos melhores negócios e que 20% dos produtores rurais de qualquer cidade ou cooperativa do país geram 80% da produção. Mais ainda, que 20% dos alunos de uma classe são brilhantes e 80% vão da média para insatisfatório.

Se pensarmos nisso com seriedade veremos que quem consegue realmente viver aquilo que diz saber são uma minoria. Hoje as competências exigidas de um líder são: proatividade, comunicação, liderança, aprendizagem, conhecimentos específicos, análise e trabalho em equipe.

Vamos conhecer um pouquinho dessas competências e das habilidade requeridas.

Proatividade

Capacidade de tomar iniciativa diante de situações profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias.

Habilidades requeridas: saber ver sobre a ótica do outro, no modelo ganha-ganha. Capacidade de argumentar, ter visão sistêmica, saber dialogar.

Comunicação

Saber valorizar o processo de expressão de idéias de modo claro, utilizando técnicas adequadas para cada situação, garantindo o entendimento das mensagens pelos demais membros da organização.

Habilidades requeridas: saber dialogar, saber escutar, saber perguntar e falar, apresentar-se em público e ter capacidade de expressão.

Liderança

Influenciar e conduzir pessoas para alcançar objetivos profissionais e sociais.

Habilidades requeridas: administrar conflitos, motivar, delegar, orientar e expor idéias com clareza.

Aprendizagem

Pré-disposição para aprender, vontade de se manter continuamente atualizado e buscar sempre oxigenar o conhecimento.

Habilidades requeridas: técnica de estudo dirigido, saber administrar o tempo, ter a capacidade para o autodesenvolvimento e planejamento.

Conhecimentos Específicos

Domínio e aplicação efetiva de conhecimentos técnicos, procedimentos normativos e sistemas de gestão, visando o cumprimento de atividades, resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos e ou produtos requeridos na sua área especifica de atuação.

Habilidades requeridas: administração do tempo, capacidade de síntese, capacidade analítica, autodesenvolvimento, destreza.

Análise

Saber identificar, relacionar, discriminar e examinar os componentes de um processo fornecendo as informações necessárias, válidas e precisas para a tomada de decisão.

Habilidades requeridas: saber redigir, argumentar, planejar, analisar criteriosamente, ter visão sistêmica.

Trabalho em Equipe

Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham habilidades e conhecimentos diversos e complementares, propiciando o surgimento de sinergia e otimização de resultados.

Habilidade requeridas: administrar conflitos, acolher opiniões, trabalhar em times, negociar, persuadir e convencer. Argumentar e observar.

Vale à pena lembrar que possuir tudo isso no ato de agir é o que faz ser competência. Não vale simplesmente ser conhecimento intelectual. É somente quando isso se torna ação que muda o destino, o rumo das coisas.

Lembre-se sempre disso.

Artigos Relacionados