Autoestima e Autoconfiança

Autoestima e Autoconfiança
Terapeuta e Consteladora Odegine Graça

Autoestima e Autoconfiança – A Verdade Dentro De Cada Um De Nós.

Dentro de cada um de nós existe um mundo repleto de imagens, símbolos, estórias, que preenchem nossa mente e nossos dias nos dando significado. Somos seres metafóricos. As metáforas existem entre nós desde tempos imemoráveis, assumindo diferentes formas.

Historias, sob forma de contos de fadas, provérbios e parábolas, passam entre nós de geração em geração. As metáforas estão tão enraizadas em nossa criação, que para muitas pessoas, elas funcionam como âncoras para relaxamento e envolvimento.

Sendo assim, as metáforas passam ao largo de muitos bloqueios e resistências conscientes e entram no inconsciente. O inconsciente responde ao desafio da metáfora encontrando uma solução, uma resposta ao desafio proposto. Acredita-se que grandes revoluções no pensamento originam-se pelo poder da metáfora.

Nossa autoestima e nossa autoconfiança também são em grande parte construídas dentro de nós através de metáforas que ouvimos, assimilamos e vivemos em nosso dia a dia, mesmo sem perceber. Quantas histórias como as do patinho feio você escutou em sua vida? Quantas histórias formaram sua autoestima, fazendo você da maneira que é hoje? Autoestima é mais do que simplesmente reconhecer as suas qualidades. É uma atitude de aceitação e de não julgamento de si e dos outros.

Dependendo da maneira que foi criado, das historias que ouviu sobre o que precisa fazer para ser aceito e ser amado você pode desenvolver um critico interno patológico. Esse é um termo do psicólogo Eugene Sagan, utilizado para descrever a voz interior que ataca e julga. Pessoa com baixa autoestima tem essa voz interior muito presente, audível e muito cruel. Essas pessoas desenvolvem um “Eu Devo”, “Eu Deveria”, “Eu tenho que”, diretamente ligado ao seu senso de valor. Logo ele não pode ser aceito ou ser amado se não for absolutamente perfeito. Para tanto impõe, regras e obrigações inflexíveis e quando não consegue cumprir os termos ditos pelo critico interno sente-se a pior pessoa do mundo. Pessoas com baixa estima são regidas pelo paradigma do medo sempre estão temendo fracassar e seus erros são flechas mortíferas em seu coração.

É preciso dizer aqui que isso tem remédio. A primeira coisa a fazer é respirar. Respire e de um chega pra lá no seu critico interno. Diga a ele que seus erros fazem com que sua consciência se amplie e que você se torna um bebê confiante no mundo todos os dias quando acorda. Bebês confiam. A confiança é inata e a estrada que liga nossos sonhos a uma meta é a energia que nos alimenta para chegarmos a bom termo. Sem confiança não há sonhos, pois a confiança é uma propriedade muito particular que esta estreitamente ligada a nossa felicidade. Sem confiança não ha esperança somente desespero mudo e cego. A confiança impacta todas as áreas de nossa vida, desde nossa capacidade de aprender até as nossas relações.

Aumentar a nossa confiança significa desidentificar seu eu das coisas que você faz. Você é você e é bem maior que todos os papéis que cumpre em sua vida. Você é maior que seu emprego, é maior que seu papel de pai, mãe, esposa e/ou marido. Você é inteiro, é completo e tem valor por ser um ser humano. Cada vez que alguma coisa te incomodar, repita bem alto e forte: “Eu sou Eu e sou bem maior que esse problema momentâneo”. E saiba que isso vai passar.

Tudo no mundo passa tudo no mundo muda menos você em sua essência. Sabe por quê? Porque você não precisa mudar em absolutamente nada, você é perfeito, é maravilhoso, do jeito que é. O que quer que você faça, seja qual forem suas contribuições ao mundo, elas não devem ser pautadas na necessidade de provar seu valor, mas sim no fluxo natural de sua vida. O que você faz deve ser fruto do impulso de viver plenamente, não da luta para se justificar. Você está vivo, essa vida é sua, e isto basta para você ser absolutamente perfeito e maravilhoso.

Admita isso, e estará curado, livre e perfeitamente feliz aqui e agora.

Um super beijos, pessoas lindas, perfeitas e maravilhosas!!!

Artigos Relacionados