Atitudes Admiradas No Ambiente De Trabalho

Atitudes Admiradas No Ambiente De Trabalho

Karim Cecília Kesseli Vivekananda

Secretária Executiva e Professora Universitária

karimkesseli@yahoo.com.br

“Respeito é bom e todo mundo gosta!”

Esta frase é conhecida por todos, mas muitas vezes não é levada em consideração.

Como passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente corporativo, muitos colegas de trabalho praticam atitudes inadequadas com pessoas do seu local de trabalho em determinados momentos, acarretando em situações constrangedoras.

Primeiramente devemos lembrar que estamos em um local de trabalho, portanto manter o respeito com todas as pessoas desde faxineira até o presidente da empresa é fundamental.  “Bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” tornam-se essenciais.

Manter um sorriso nos lábios sempre que possível (sabemos que às vezes é muito difícil, pois não são todos os dias que estamos de bom humor, mas o nosso colega de trabalho não tem nada com os nossos problemas pessoais, correto?).

Brigou com o marido, com a esposa ou com os filhos não precisa ficar contando os detalhes dos palavrões e xingamentos pela empresa, nem mesmo continuar a briga pelo telefone da empresa.

Aliás, muito bem lembrado… O telefone é corporativo. Nada de ficar pendurado contando as fofocas do final de semana ou com que o fulano do outro setor está saindo. Isto é reprovável!

Se você ocupa um cargo estratégico na empresa ou trabalha próximo a pessoas do alto escalão como os secretários executivos, nada de ficar no horário de almoço contando para o colega de trabalho sobre as decisões ali tomadas e pedir que o mesmo guarde segredo. Cuidado… Ao final da tarde toda a empresa poderá saber daquela informação…

“Amizade, amizade, negócios a parte”.

Eventualmente, acertar um almoço ou pagar um cafezinho tudo bem, mas alguns colegas acabam te confundindo com o adiantamento quinzenal. Empréstimos, favores delicados, enfim… Cuidado para não confundir as relações e acabar estragando uma amizade.

Outra situação é a famosa sala de espera: É recomendado cumprimentar as pessoas que ali chegam e até mesmo ter uma breve conversa, caso tenha certo relacionamento com o visitante, porém cuidado com o assunto abordado. Nunca tratar de assuntos polêmicos ou perguntar da intimidade da pessoa. Fale sobre assuntos gerais (ler jornais, revistas e se manter informado são muito importantes).

Portanto, não deixe que os problemas pessoais afetem o seu local de trabalho, e se mostrar sempre de forma educada, não passando por “fofoqueiro” são atitudes admiradas no ambiente corporativo.

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