Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

 Não tenho tempo!”. Atualmente esta frase faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas, o mundo moderno tem exigido muito de nós, para muitos, 24 horas num dia é pouco. Por isso, temos que eleger nossas prioridades, sem esquecer da nossa qualidade de vida.

Colaboradores
Andressa Boniotti

 

A alimentação saudável é um dos elementos principais que nos trazem qualidade de vida, mas quem tem tempo para se dedicar a isto? Afinal trabalho e só tenho 1 hora de almoço, tenho que almoçar fora quase todos os dias, às vezes tenho que aproveitar esse tempinho para resolver problemas particulares, o que fazer?

Pensando nesses questionamentos, seguem algumas dicas que podem ser seguidas no seu dia-a-dia e incorporadas na sua rotina:

 

REFEIÇÕES FORA DE CASA
Ø Prefira restaurantes a quilo ou buffet, pois poderá selecionar o tipo de comida e controlar a quantidade que serve;
Ø Tente fazer a refeição sem pressa, mastigue bem os alimentos, comer de-va-gar é fundamental;
Ø Dispense o couvert;
Ø Comece as refeições com as saladas, ideal metade do prato, quanto mais colorida sua dieta, maior a variedade de nutrientes, evite as saladas muito temperadas e misturadas com maionese. Tempere com limão ou vinagre e azeite de oliva.
Ø Evite o excesso de sal, condimentos, defumados, enlatados e produtos altamente processados;
Ø Reserve em seu prato ¼ do espaço para as proteínas (carne, frango, peixe e ovo), prefira sempre as grelhadas ou assadas, coma peixe pelo menos 2x na semana;
Ø O outro ¼ restante dever ser reservado para os carboidratos (arroz, feijão, macarrão, batata…);
Ø Se você estiver com vontade de comer massa, tudo bem, porém evite os molhos brancos à base de queijos, prefira os molhos vermelhos.
Ø Evite líquidos junto à refeição, se consumir, no máximo ½ copo, dando preferência à água ou sucos naturais (sem açúcar);
Ø Evite excessos de gordura, principalmente o colesterol (gordura animal): pele de frango, gordura da carne, embutidos (lingüiça, salames), manteiga, nata. Fritura no máximo 2x na semana;
Ø Lembre-se: a melhor combinação para o Almoço e jantar é Arroz + Feijão/lentilha/grão-de-bico + carne magra ou peixe + salada colorida e legumes;
Ø Quando consumir sobremesa, dar preferência aos doces à base de frutas ou sobremesas light. Se a vontade de comer doce for muito grande, experimente tomar um cappuccino diet/light após o almoço.
Ø Faça lanches sempre no meio da manhã e no meio da tarde, leve para o trabalho frutas, iogurte, barras de cereal, biscoitos integrais e beba muita água, isto evita que você coma em excesso nas grandes refeições;
Ø Quando houver uma festa a participar, não tente “compensar” ficando no dia sem comer ou comendo menos que o necessário em casa. Alimente-se normalmente até a chegada da festa. Isto impedirá que haja “abusos” e descontroles na alimentação.

 

Andressa Boniotti
Nutricionista – CRN 2726
(41) 3339-0370
boniotti@hotmail.com

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