A Saúde e a Mulher

A Saúde e a Mulher

Dra. Maria Beatriz de Campos CRM-PR 5582

Especialização em Ginecologia e

Qualificação em Genitoscopia (Colposcopia)

Colaboradores
Colaboradores

 

 

Através de grandes lutas, vencendo discriminações de diversos tipos, as mulheres superaram grandes dificuldades. Cada vez mais se abrem novas portas fazendo com que elas adquiram o seu espaço e consigam administrar o seu tempo dividindo-o com a família, trabalho e lazer.

 

Com isso suas atitudes se tornaram modelo de comportamento para os filhos e pessoas que ao seu lado convivem. Toda mudança de hábitos é bem-vinda e nada melhor que a clareza, sensibilidade e delicadeza de uma mulher para entender e direcionar prioritariamente suas necessidades e também as de um grupo familiar, profissional ou social.

 Atualmente a PREVENÇÃO de doenças deixou de ser opção e passou a ser considerado o melhor tipo de atitude a ser tomada.

 No Brasil, o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO  está classificado em segundo lugar como a doença que mais mata nossas mulheres depois do Câncer de mama. No entanto apenas com um exame de coleta em lamina você consegue prevenir a doença.

 

Apenas 20% das nossas mulheres fazem o EXAME PREVENTIVO (Papanicolaou). Nos países escandinavos 95% das mulheres aderiram ao exame e conseguiram erradicar o câncer de colo.

 Independente da idade, todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, devem fazer o exame. Se não houve iniciação da atividade sexual considera-se idade ideal a partir dos 18 anos. A importância está na conscientização da realização anual do exame.

 O sucesso do teste está na possibilidade de detecção do virus HPV (hoje considerado uma das causas do câncer de colo do útero) e outras doenças que possam ocorrer antes do desenvolvimento do câncer. O exame alem de ser uma maneira de diagnosticar a doença pode determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

 Para a realização do exame preventivo deve-se considerar alguns cuidados:

 1. Não estar menstruada.

 2. Abster-se da atividade sexual por 03 dias que antecedem o exame.

 3. Não usar cremes, gel, ou lavagem intravaginal  por pelo menos 05 dias antes do exame. 

 O CÂNCER DE MAMA  é uma das principais causas de morte entre nossas mulheres. Ele tem maior incidência nas mulheres entre 45 – 55 anos . Hoje, 70% dos casos de câncer de mama no Brasil, são diagnosticados na fase inicial quando as chances de cura chegam a 97% em 05 anos. Diferente de 20 anos atrás quando se descobria a doença em estágio avançado.

Muitos tumores de mama não dão qualquer sintoma. É importante a mulher estar familiarizada através do AUTO-EXAME  com a aparência, sensações, formas e texturas de suas mamas para detectar qualquer alteração. O auto-exame é uma forma da mulher conhecer o seu corpo.

A MAMOGRAFIA é considerada o exame preventivo principal (numero um) na detecção do Câncer de Mama tendo como método diagnóstico complementar quando necessário, a ultrassonografia. Deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, independente do exame clínico ou do auto-exame apresentarem-se normais.

FAÇA SEU EXAME PREVENTIVO GINECOLÓGICO ANUALMENTE e qualquer alteração que note em seu corpo não hesite em procurar o seu médico ginecologista (mesmo que não seja a época do seu preventivo). Ele pode orientar e tirar as suas dúvidas e assim você se sentirá mais segura. O diagnóstico precoce através do exame preventivo anual, as novas terapias e o seguimento adequado aumentam as chances de cura. PENSE NISSO!!!

Contato:

E-mail: consultoriombc@hotmail.com            

Blog: www.mbcno.blogspot.com

Artigos Relacionados