A Primeira Impressão É Sempre a Que Fica

A Primeira Impressão É Sempre a Que Fica

Dicas para uma entrevista de emprego

O telefone toca: você acaba de ser chamado para uma entrevista de emprego. E agora? Bate aquele nervosismo, ansiedade, curiosidade, enfim muitas emoções, pois afinal é o seu futuro que será decidido por aqueles 30 minutos de entrevista.

Preocupamos-nos em levar um belo currículo, em procurar informações sobre a empresa e saber como chegar ao local sem atrasos, porém muitas vezes esquecemos detalhes muito importantes e que fazem diferença na hora da entrevista:

  1. COM QUE ROUPA EU VOU?

Esse item é extremamente considerado na hora da entrevista. É de grande valia “estudarmos” o perfil/cultura da empresa.

Por exemplo, em um escritório de advocacia, multinacionais e grandes empresas é inadmissível o uso de roupas informais. Nessa situação é interessante o uso de taillers para as mulheres, seja ele com saia ou com calça, de preferência de cores sóbrias (preto, cinza ou azul marinho). O uso de uma blusa (sem transparências) ou camisas. Por mais quente que esteja nunca fazer uso de blusas de alças e para os homens o uso de terno e gravata é fundamental. A gravata não deve ser muito chamativa (esqueça as gravatas dos personagens da Disney). O uso das mesmas passa a impressão de não ser uma pessoa séria e levar o trabalho na brincadeira. A meia sempre deverá combinar com a cor dos sapatos. Uma barba bem feita, cabelos limpos e penteados e um rosto saudável são boas dicas para o conjunto como um todo.

Dentro do universo feminino os acessórios também contribuem para a vestimenta perfeita. O uso de pérolas passa um ar de seriedade e profissionalismo e não é visto como acessórios da vovó e sim de mulheres chiques e elegantes. Cuidado com brincos muito grandes e com várias pulseiras que façam muito barulho.

A maquiagem é muito importante também para a mulheres pois passa cuidado e auto estima. Fazer uso de cores neutras (marrom, nude e bege) são cores apropriadas para a ocasião. As maças dos rostos rosadas passam saúde e o uso de um batom ou gloss de cores claras. Deixe as cores mais vibrantes e os brilhos para noite, pois não caem bem em uma entrevista de emprego. As meias deverão sempre combinar com as cores do sapato também. Caso use preto utilizar meias na cor preta ao invés de cor da pele. As unhas deverão estar curtas e esmaltadas. Hoje a diversidade de cores é infinita, porém sempre utilizar do bom senso e principalmente nada de esmalte descascado. Para fechar, cabelos limpos e penteados. Perfumes fortes também não são recomendados para esta ocasião.

Em um ambiente mais informal como por exemplo agências de publicidade, marketing ou de modelos os trajes citados acima caem um pouco a cultura da empresa. Por ser um ambiente mais “despojado” pode-se fazer uso de jeans porém os na linha formal (sem cortes e tingimentos) juntamente com camisetas e blazers, mas nunca se esquecendo de um escarpin ou um sapato chanel para dar um tom informal clássico a vestimenta. O homem pode fazer uso do mesmo modelito, porém utilizando sapatos mais esportivos como o sapatênis.

Bem, agora a sua aparência já está nota 10…

  1. COMO ME PORTAR?

Primeiramente espere o entrevistador lhe oferecer uma cadeira para sentar e depois acomode sua bolsa e pasta em outra. Sempre aguarde o entrevistador a começar os questionamentos e vá respondendo sempre o necessário mais cuidado com muita objetividade. Olhar nos olhos é muito importante e não floreie demais as respostas. Mantenha sempre uma distância do interlocutor. Cuidado com piadinhas (nem todos nós temos senso de humor) e brincadeiras de mau gosto. Não esqueça que é uma entrevista e você está sendo avaliado o tempo inteiro…

E boa sorte !!!

Karim Cecília Kesseli Vivekananda

Secretária Executiva e Professora Universitária

karimkesseli@yahoo.com.br

Artigos Relacionados